FESTA DA DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO

  
DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO
Missal Romano pgs. 850-853
COR: Branca
Glória
Creio
Prefácio Próprio
festa
Antífona de Entrada
Eu vi a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, preparada como esposa adornada para seu esposo. (Cf. Ap 21,2)
Ou: Eis a morada de Deus com os homens! Ele habitará junto deles; eles serão o seu povo, e o próprio Deus, com eles, será o seu Deus. (Cf. Ap 21,3)

Coleta

Ó Deus, com pedras vivas e escolhidas preparais um templo eterno para a vossa glória; aumentai na vossa Igreja os dons do Espírito que lhe destes, para que vosso povo fiel cresça sempre mais, edificando a Jerusalém celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Ou: Ó Deus, que chamastes esposa a vossa Igreja, concedei aos que estão a serviço do vosso nome temer-vos, amar-vos e seguir-vos até alcançar, guiados por vós, as promessas eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Liturgia da Palavra 
1ª leitura: Ez 47,1-2.8-9.12 // Salmo: Sl 45(46) // 2ª leitura: 1Cor 3,9c-11.16-17 // Evangelho:  Jo 2,13-22. Disponível aqui

Sobre as oferendas
Aceitai, Senhor, as nossas oferendas, e concedei aos que vos suplicam obter a força dos sacramentos e o fruto de suas preces. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio: O Mistério da Igreja, esposa de Cristo e templo do Espírito Santo – Missal Romano pág. 852

CP: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
CP: Corações ao alto.
T: O nosso coração está em Deus.
CP: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T: É nosso dever e nossa salvação.

CP: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Vós doador da graça, vos dignais habitar esta casa de oração para que, com vosso constante auxílio e favorecidos por vossos dons, nos tornemos templo do Espírito Santo, resplandecendo pela santidade da vida. Também, sem cessar, santificais a Igreja, esposa de Cristo, simbolizada nos templos visíveis, para que, como Mãe exultante de muitos filhos, seja acolhida em vossa glória no céu. Por isso, unidos aos anjos e a todos os santos, nós vos aclamamos jubilosos, cantando (dizendo) a uma só voz:
T: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do Universo! O Céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! 
Oração Eucarística II ou clique aqui para outras Orações Eucarísticas

Antífona da comunhão
Como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo. (Cf. 1Pd 2,5)
Depois da comunhão
Ó Deus, que nos destes a Igreja neste mundo como imagem da Jerusalém celeste, concedei-nos, pela participação neste sacramento, ser templos da vossa graça e chegar onde habita a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.
Bênção Final (pg. 588)

CP: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
CP: Deus, o Senhor do Céu e da terra, que hoje vos reuniu para a dedicação desta igreja, (para o aniversário da dedicação de sua casa) vos conceda copiosas bênçãos do céu.
T: Amém.
CP: Deus que, em seu Filho, quis congregar todos os filhos dispersos, faça de vós seu templo e morada do Espírito Santo.
T: Amém.
CP: E assim, na felicidade de serdes purificados, possais ser o templo em que Deus habita, e possuir, com todos os santos, a herança da felicidade eterna.
T: Amém.
CP: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho  e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
T: Amém.

CP: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T: Graças a Deus.

Fontes: Missal Romano e Lecionário Dominical

Palavras-Chaves: Missas do tempo comum, Tempo Comum, Missal Romano pgs. 842-844, dedicação da basílica do latrão, orações tempo comum, missa da catedral de Roma, missa da dedicação do latrão, 9 de novembro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem