Exortação

Irmãos e irmãs, há quarenta dias celebrávamos com alegria o Natal do Senhor. Hoje chegou o dia em que Jesus foi apresentado ao templo por Maria e José. Exteriormente cumpriu a lei, mas na realidade veio ao encontro do seu povo fiel. Impulsionados pelo Espírito Santo, o velho Simeão e a profetisa Ana vieram também ao templo. Iluminados pelo mesmo Espírito, reconheceram o seu Senhor e o anunciaram com júbilo. Assim também nós, congregados pelo Espírito Santo, vamos nos dirigir à casa de Deus, ao encontro de Cristo. Nós o encontraremos e reconheceremos na fração do pão, enquanto esperamos a sua vinda na glória.

Bênção das velas

Oremos: Deus, fonte e origem de toda luz, que hoje mostrastes ao justo Simeão a luz que ilumina as nações, nós vos pedimos humildemente: santificai com a vossa bênção estas velas e atendei as preces do vosso povo que se reuniu, trazendo-as para o louvor do vosso nome. Fazei que, seguindo o caminho da virtude, possamos chegar à luz que não se apaga, Jesus Cristo, que vive e reina pelos séculos dos séculos.

Ou: Oremos: Ó Deus, luz verdadeira, autor e doador da luz eterna, infundi nos corações dos vossos fiéis a claridade da luz que não se apaga, para que, iluminados neste templo santo, pelo fulgor destas velas, possam chegar felizes à luz da vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Entrada

Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como vosso nome, ó Deus, assim vosso louvor ressoa até os confins da terra; vossa destra está cheia de justiça. (Cf. Sl 47, 10-11)

Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, humildemente vos suplicamos: assim como o vosso Filho único, revestido da natureza humana, foi hoje apresentado no templo, fazei que, também nós, possamos nos apresentar diante de vós com os corações purificados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Liturgia da Palavra

Aos Domingos

1ª leitura: Ml 3,1-4 // Salmo: Sl 23(24) // 2ª leitura: Hb 2,14-18 // Evangelho: Lc 2,22-40.

Sobre as Oferendas

Senhor, quisestes que o vosso Filho Unigênito se oferecesse a vós como Cordeiro sem mancha pela vida do mundo, fazei que vos seja agradável a oblação da vossa Igreja em festa. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio: O mistério da Apresentação do Senhor – Missal Romano pág. 674

CP: Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
CP: Corações ao alto.
T:  O nosso coração está em Deus.
CP:  Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T:  É nosso dever e nossa salvação.

CP:  Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Hoje, vosso Filho, eterno como vós, é apresentado no templo e declarado pelo Espírito Santo glória de Israel e luz das nações. Por isso, também nós corremos alegres ao encontro do Salvador; e, com os anjos e santos, proclamamos a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

T: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do Universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Oração Eucarística II ou outras Orações Eucarísticas

Antífona da Comunhão

Meus olhos viram vossa salvação que preparastes ante a face das nações. (Cf. Lc 2,30-31)

Depois da Comunhão

Por este sacramento que recebemos, Senhor, completai em nós a obra da vossa graça; como correspondestes à esperança de Simeão, não consentindo que morresse antes de acolher o Cristo, concedei também a nós que, caminhando ao encontro do Senhor, alcancemos a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Bênção Solene

CP: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
CP: Deus, que vos chamou das trevas à sua luz admirável, derrame sobre vós as suas bênçãos e vos confirme na fé, na esperança e na caridade.
T: Amém.
CP: Deus faça de vós testemunhas da sua verdade junto aos irmãos, como verdadeiros discípulos do Cristo, luz que brilha nas trevas.
T: Amém.
CP: Como Simeão e Ana esperaram e encontraram Cristo, luz do mundo, assim, com imensa alegria, possais encontrar, ao término da vossa caminhada, Cristo, luz da luz.
T: Amém.
CP: E a bênção do Deus onipotente, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
T: Amém.
CP: Em nome do Senhor, ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe.
T: Graças a Deus.