
2º Domingo do Tempo da Quaresma
Missal Romano: páginas 178-179
- Cor litúrgica: Roxa
- Creio
- Prefácio da Quaresma
- 2ª semana do saltério
Antífona de Entrada
Meu coração vos disse: Busquei a vossa face, é vossa face, Senhor, que eu procuro. Não desvieis de mim o vosso rosto! (Cf. Sl 26,8-9)
Ou: Lembrai-vos, Senhor, de vossas misericórdias e de vosso amor, pois são eternos. Nunca dominem sobre nós os inimigos; libertai-nos, Deus de Israel, de todas as nossas angústias! (Cf. Sl 24,6.2.22)
Coleta
Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai-nos com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Liturgia da Palavra
Ano A
1ª leitura: Gn 12,1-4a // Salmo: Sl 32(33) // 2ª leitura: 2Tm 1,8b-10 // Evangelho: Mt 17,1-9.
Ano B
1ª leitura: Gn 22,1-2.9a-13.15-18 // Salmo: Sl 115(116B) // 2ª leitura: Rm 8,31b-34 // Evangelho: Mc 9,2-10.
Ano C
1ª leitura: Gn 15,5-12.17-18 // Salmo: Sl 26(27) // 2ª leitura: Fl 3,17-4,1ou mais breve 3,20-4,1 // Evangelho: Lc 9,28b-36.
Sobre as Oferendas
Estas oferendas, Senhor, apaguem os nossos pecados e santifiquem os corpos e as mentes dos vossos fiéis para a celebração da Páscoa. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio: A Transfiguração do Senhor – Missal Romano pg. 179
T: Ele está no meio de nós.
CP: Corações ao alto.
T: O nosso coração está em Deus.
CP: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T: É nosso dever e nossa salvação.
CP: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Por Cristo, Senhor nosso. Tendo predito aos discípulos a própria morte, Jesus lhes mostra, na montanha sagrada, todo o seu esplendor, e com o testemunho da Lei e dos Profetas nos ensina que, pela paixão, chegará à glória da ressurreição. Por isso, com as forças celestiais, vos celebramos sempre aqui na terra e proclamamos sem cessar a vossa grandeza, cantando (dizendo) a uma só voz:
T: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Antífona da Comunhão
Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado: Escutai-o! (Cf. Mt 17,5)
Depois da Comunhão
Nós comungamos, Senhor, no mistério da vossa glória, e nos empenhamos em render-vos graças, porque nos concedeis, ainda na terra, participar dos bens do céu. Por Cristo, nosso Senhor.
Oração sobre o Povo
T: Ele está no meio de nós.
CP: Inclinai-vos para receber a bênção.
CP: Abençoai generosamente, Senhor, os vossos fiéis e fazei-os aderir ao Evangelho do vosso Filho; possam desejar sempre e, um dia, felizes alcançar a mesma glória que ele revelou aos Apóstolos. Por Cristo, nosso Senhor.
T: Amém.
CP: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho ✠ e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
T: Amém.
CP: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
T: Graças a Deus.