
Bem-aventurada Virgem Maria de Lourdes
Missal Romano: páginas 679/892
- Cor litúrgica: Branca
- Creio
- Prefácio da Bem-aventurada Virgem Maria
- 1ª semana do saltério
Antífona de Entrada
Salve, Santa Mãe, vós destes à luz o Rei que governa o céu e a terra pelos séculos eternos. (Sedúlio)
Coleta
Ó Deus de misericórdia, socorrei a nossa fraqueza para que nós, que celebramos a memória da Virgem Imaculada, Mãe de Deus, posamos, por sua intercessão, ressurgir de nossas iniquidades. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Liturgia da Palavra
1ª leitura: 1Rs 10,1-10 // Salmo: Sl 36(37) // Evangelho: Mc 7,14-23.
Sobre as Oferendas
Acolhei, Senhor, as orações do vosso povo com a oblação deste sacrifício, para que, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, todos sejam atendidos em suas preces e confirmados em suas súplicas. Por Cristo, nosso Senhor.
Ou: Socorra-nos a humanidade do vosso Unigênito que, ao nascer da Virgem, não diminuiu mas consagrou a integridade da Mãe. Fazei que ele, apagando os nossos pecados, vos torne aceitável a nossa oferenda. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio: da Bem-aventurada Virgem Maria I – Missal Romano pág. 493
T: Ele está no meio de nós.
CP: Corações ao alto.
T: O nosso coração está em Deus.
CP: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T: É nosso dever e nossa salvação.
CP: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso e, na memória de Nossa Senhora de Lourdes, sempre Virgem, louvar, bendizer e proclamar a vossa glória. Por obra do Espírito Santo ela concebeu o vosso Filho Unigênito e, sem perder a glória de sua virgindade, deu ao mundo a luz eterna, Jesus Cristo, Senhor nosso. Por ele, vos louvam os Anjos, vos adoram as Dominações, tremem as Potestades; o céus e as Forças celestes com os Serafins, unidos, vos celebram exultantes. Concedei também a nós associar-nos a seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:
T: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Antífona da Comunhão
Feliz o ventre da Virgem Maria que trouxe o Filho do Pai eterno. (Cf. Lc 11,27)
Depois da Comunhão
Senhor, ao receber os sacramentos celestes, pedimos vossa clemência para que, alegrando-nos com a comemoração da Bem-aventurada Virgem Maria, imitemos as suas virtudes e colaboremos generosamente no mistério da nossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor.