Antífona de Entrada

Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e não rejeitais nada que criastes; fechais os olhos aos seus pecados por causa da penitência e os perdoais, porque sois o Senhor nosso Deus. (Cf. Sb 11,23.24.26)

Coleta

Senhor, concedei-nos iniciar com o santo jejum este tempo conversão para que, auxiliados pela penitência, sejamos fortalecidos no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Liturgia da Palavra

Bênção e imposição das Cinzas

após a homilia, o presidente de pé, diz:

CP: Caros irmãos e irmãs, supliquemos a Deus Pai que se digne abençoar com a riqueza da sua graça estas cinzas que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência.

após breve silêncio, continua:

CP: Ó Deus, que vos deixar comover pelos que se humilham e vos reconciliais com os que reparam suas faltas, inclinai com bondade o vosso ouvido às nossas súplicas. Derramai propício a graça da vossa bênção sobre os fiéis que vão receber estas cinzas, para que, prosseguindo na observância da Quaresma, mereçam chegar de coração purificado à celebração do mistério pascal do vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.
T: Amém.

Ou:
CP: Ó Deus, que não quereis a morte do pecador, mas a sua conversão, escutai com bondade as nossas preces e dignai-vos abençoar  estas cinzas que vamos colocar sobre as nossas cabeças. E assim, reconhecemos que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do vosso Filho ressuscitado. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.
T: Amém.

Em silêncio, asperge as cinzas com água benta. A seguir, os fiéis se aproximam para receber as cinzas. O sacerdote/ministro diz a cada fiel:

Convertei-vos e crede no Evangelho. Ou: Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar.

Sobre as Oferendas

Ao oferecer-vos solenemente este sacrifício no início da Quaresma, nós vos suplicamos, Senhor, a graça de dominar nossos maus desejos pelas obras de penitência e caridade, para que, purificados de nossos pecados, possamos celebrar com fervor a paixão do vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.

Prefácios do Tempo da Quaresma • Oração Eucarística II ou outras Orações Eucarísticas

Antífona da Comunhão

Quem medita dia e noite na lei do Senhor dará seu fruto no devido tempo. (Cf. Sl 1,2-3)

Depois da Comunhão

Senhor, fazei que sejamos ajudados pelo sacramento que acabamos de receber, para que o nosso jejum vos seja agradável e nos sirva de remédio. Por Cristo, nosso Senhor.

Oração sobre o Povo

CP: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
CP:  Inclinai-vos para receber a bênção.
CP:  Ó Deus, derramai benigno o espírito de arrependimento sobre os vossos fiéis inclinados diante de vós, para que mereçam alcançar por vossa misericórdia os prêmios prometidos aos penitentes. Por Cristo, nosso Senhor.
T:  Amém.
CP:
  E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
T:  Amém.
CP:
  Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
T:  Graças a Deus.