BATISMO DO SENHOR

 
BATISMO DO SENHOR
Missal Romano pgs. 158-160
COR: Branca
Glória
Creio
Prefácio Próprio
festa
Antífona de Entrada
Batizado o Senhor, os céus se abriram e, como uma pomba, o Espírito Santo pairou sobre ele. Então a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho dileto, nele está todo o meu amor! (Cf. Mt 3,16-17).
Coleta
Deus eterno e todo-poderoso, que, tendo sido o Cristo batizado no rio Jordão, e descendo sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso dileto Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Ou: Ó Deus, cujo Filho Unigênito se manifestou na realidade da nossa carne, concedei-nos que, reconhecendo-o exteriormente semelhante a nós, sejamos interiormente renovados por ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Liturgia da Palavra 
Ano A: 1ª leitura: Is 42,1-4.6-7 // Salmo: Sl 28(29) // 2ª leitura: At 10,34-38 // Mt 3,13-17. Disponível aqui
Ano B: 1ª leitura: Is 42,1-4.6-7 // Salmo: Sl 28(29) // 2ª leitura: At 10,34-38 // Mc 1,7-11. 
Ano C: 1ª leitura: Is 42,1-4.6-7 // Salmo: Sl 28(29) // 2ª leitura: At 10,34-38 // Lc 3,15-16.21-22. 

Sobre as oferendas
Recebei, Senhor, as oferendas que vos apresentamos no dia em que revelastes vosso Filho, para que a oblação dos vossos fiéis se torne o sacrifício daquele que, em sua misericórdia, quis lavar os pecados do mundo. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.

Prefácio: O Batismo do Senhor – Missal Romano pg. 159

CP: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
CP: Corações ao alto.
T: O nosso coração está em Deus.
CP: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T: É nosso dever e nossa salvação.

CP: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Hoje, nas águas do rio Jordão, revelais o novo batismo com sinais admiráveis: pela vossa descida do céu, fazeis o mundo acreditar que vosso Verbo habita entre os seres humanos; e, pelo Espírito Santo, descendo em forma de  pomba, fazeis saber que vosso Servo, Jesus Cristo, foi ungido com o óleo da alegria e enviado para evangelizar os pobres. Por isso, hoje e sempre, nós nos unimos aos anjos e a todos os santos do céu, proclamando na terra a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:
T: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do Universo! O Céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! 

Oração Eucarística I ou clique aqui para outras Orações Eucarísticas

Antífona da comunhão
Eis aquele de quem João dizia: Eu vi, e dou testemunho: este é o Filho de Deus! (Cf. Jo 1,32.34)
Depois da comunhão
Nutridos pelo vosso sacramento, suplicamos humildemente, Senhor, a vossa clemência, para que, ouvindo fielmente o vosso Filho Unigênito, sejamos chamados filhos de Deus, e o sejamos de fato. Por Cristo, nosso Senhor.
Bênção Final
Fontes: Missal Romano e Lecionário Dominical
Palavras-Chaves: Missas do tempo comum, Tempo comum, Missal Romano pgs. 158-160, batismo do senhor, orações tempo comum, missa do batismo do senhor, 11 de janeiro.

Postar um comentário

Entre em contato conosco. A paz de Cristo!

Postagem Anterior Próxima Postagem