EPIFANIA DO SENHOR

EPIFANIA DO SENHOR
Missal Romano pgs. 144-145

COR: Branca
Glória
Creio
Prefácio da Epifania
solenidade

Antífona de Entrada
Eis que vem o Senhor dos senhores; em suas mãos, o reino, o poder e o império. (Cf. Ml 3,1; 1Cr 29,12)

Coleta
Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho Unigênito às nações, guiando-as pela estrela, concedei benigno a nós que já vos conhecemos pela fé, sermos conduzidos a contemplação da vossa face no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Liturgia da Palavra 
1ª leitura: Is 60,1-6 // Salmo: Sl 71(72) // 2ª leitura: Ef 3,2-3a.5-6 // Evangelho: Mt 2,1-12. Disponível aqui:

Sobre as oferendas
Ó Senhor, olhai com bondade as oferendas da vossa Igreja, que não mais vos apresenta ouro, incenso e mirra, mas o próprio Jesus Cristo, que nestes dons se manifesta, se imola e se dá em alimento. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.

Prefácio: Cristo, luz dos povos – Missal Romano pg. 458

CP: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
CP: Corações ao alto.
T: O nosso coração está em Deus.
CP: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T: É nosso dever e nossa salvação.
CP: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Pois, em Cristo, para iluminar todos os povos, revelastes hoje o mistério da nossa salvação; quando ele se manifestou em nossa carne mortal, vós nos recriastes no novo esplendor da sua imortalidade. Por isso, com os Anjos e Arcanjos, os Tronos e as Dominações e todos os coros celestes entoamos o hino da vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

T: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do Universo! O Céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! 
Oração Eucarística I ou clique aqui para outras Orações Eucarísticas

Antífona da comunhão
Vimos a sua estrela no Oriente, e viemos com presentes adorar o Senhor (Cf. Mt 2,2).
Depois da comunhão
Ó Senhor, guiai-nos sempre e por toda parte com a vossa luz celeste, para que possamos contemplar com olhar puro e viver com amor sincero o mistério de que nos destes participar. Por Cristo, nosso Senhor.
Bênção Final
CP: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
CP: Deus, que vos chamou das trevas à sua luz admirável, derrame benigno sobre vós as suas bênçãos e confirme os vossos corações na fé, na esperança e na caridade.
T: Amém.
CP: Porque seguis confiantes o Cristo, que hoje se manifestou ao mundo como luz que ilumina as trevas, Deus vos torne também uma luz para os vossos irmãos.
T: Amém.
CP: Terminada a vossa peregrinação, possais chegar ao Cristo Senhor, luz da luz, que os magos procuravam guiados pela estrela e com grande alegria encontraram.
T: Amém.
CP: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho  e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
T: Amém.
CP: Glorificai o Senhor com a vossa vida; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T: Graças a Deus.
Fontes: Missal Romano e Lecionário Dominical
Palavras-Chaves: Missas do tempo do natal, Tempo do Natal, Missal Romano pgs. 144-145, epifania do senhor, orações tempo do natal, missa da epifania, 4 de janeiro.

Postar um comentário

Entre em contato conosco. A paz de Cristo!

Postagem Anterior Próxima Postagem