
3º Domingo do Tempo da Quaresma
Missal Romano: páginas 186-188
- Cor litúrgica: Roxa
- Creio
- Prefácio da Quaresma
- 3ª semana do saltério
Antífona de Entrada
Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, pois ele tira os meus pés das armadilhas. Voltai-vos para mim, tende piedade, porque sou pobre, estou sozinho e infeliz! (Cf. Sl 24,15-16)
Ou: Quando, por meio de vós, mostrar minha santidade, eu vos tomarei dentre as nações. Haverei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundices sereis purificados; dar-vos-ei um novo espírito e um novo coração, diz o Senhor. (Cf. Ez 36,23-26)
Coleta
Ó Deus, autor de toda misericórdia e bondade, que indicastes o jejum, a oração e a esmola como remédio contra o pecado, acolhei benigno esta confissão da nossa humildade, para que, reconhecendo as nossas faltas, sejamos sempre regenerados pela vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Liturgia da Palavra
Ano A
1ª leitura: Ex 17,3-7 // Salmo: Sl 94(95) // 2ª leitura: Rm 5,1-2.5-8 // Evangelho: Jo 4,5-42 ou mais breve 4,5-15.19b-26.39a.40-42.
Ano B
1ª leitura: Ex 20,1-17 // Salmo: Sl 18(19) // 2ª leitura: 1Cor 1,22-25 // Evangelho: Jo 2,13-25.
Ano C
1ª leitura: Ex 3,1-8a.13-15 // Salmo: Sl 102(103) // 2ª leitura: 1Cor 10,1-6.10.12 // Evangelho: Lc 13,1-9.
Sobre as Oferendas
Senhor de bondade, concedei-nos por este sacrifício que, pedindo perdão de nossos pecados, saibamos perdoar os nossos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio: A Samaritana – Missal Romano pg. 187
T: Ele está no meio de nós.
CP: Corações ao alto.
T: O nosso coração está em Deus.
CP: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T: É nosso dever e nossa salvação.
CP: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, nosso Senhor. Ao pedir à Samaritana que lhe desse de beber, Jesus suscitava nela o dom da fé; e tão grande era sua sede pela fé dessa mulher, que acendeu nela o fogo do vosso amor. Por isso, vos servem todas as criaturas, com justiça vos louvam os redimidos e, unânimes, vos bendizem os vossos santos. Concedei-nos também a nós associar-nos aos seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:
T: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Antífona da Comunhão
O pássaro encontra abrigo e a andorinha um ninho para pôr os seus filhotes: os vossos altares, Senhor do universo, meu rei e meu Deus! Felizes os que habitam em vossa casa: sem cessar vos louvarão. (cf. Sl 83,4-5).
Depois da Comunhão
Senhor, tendo recebido o penhor do vosso mistério celeste, e já saciados na terra com o pão do céu, nós vos pedimos humildemente que se manifeste em nossa vida o que o sacramento realizou em nós. Por Cristo, nosso Senhor.
Oração sobre o Povo
T: Ele está no meio de nós.
CP: Inclinai-vos para receber a bênção.
CP: Dirigi, Senhor, nós vos pedimos, os corações dos vossos fiéis, e concedei benigno a vossos servos a graça de, permanecendo no amor a vós e ao próximo, cumprir plenamente os vossos mandamentos. Por Cristo, nosso Senhor.
T: Amém.
CP: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho ✠ e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
T: Amém.
CP: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
T: Graças a Deus.